quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Palestra com a Pra. Dra.SELMA GARRIDO PIMENTA




No dia 30 de agosto de 2012 o Grupo de Pesquisa Formação e Profissão Docente (FOPROFI) convidou a Professora e Doutora Selma Garrido Pimenta para ministrar a palestra com tema: Pesquisa sobre Formação de Professores. O PET de Pedagogia esteve presente prestigiando o evento, além de ter como intuito compreender melhor o campo das pesquisas em formação de professores e também ampliar conhecimentos em torna da área.
A Professora Selma Pimenta ressaltou a importância dos Professores das Universidades buscarem um maior conhecimento das escolas públicas, evitando o distanciamento deste local. Assim, segundo ela: “É preciso romper com a pesquisa que fale sobre a escola e alcançar o “fazer” pesquisa com as escolas”. Neste sentido, os professores do sistema regular de ensino participam da pesquisa, tendo como consequência um retorno positivo para a escola.
Neste sentido, a pesquisa contribui na tentativa de compreender os fenômenos educacionais tanto para o professor atuante da Educação Superior quanto o professor da rede regular de ensino, além disso, é um processo de reflexão sobre a própria prática. Na educação a teoria e a prática estão interlidadas, de modo que o processo de trabalho se concretiza na ação-reflexão-ação.
Em suma, ter participado desta palestra instigou a percepção da importância do professor-pesquisador no ambiente escolar, já que estimula a reflexão critica em relação ao ensino e proporciona o conhecimento dos problemas que perpassam a educação. Porém, antes de tudo, é preciso que haja melhores condições de trabalho para o professor, a fim de evitar a sobrecarga de tarefas.



           

Nenhum comentário:

Postar um comentário