quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Biblioteca de Saramenha - Projeto: O PEDAGÓGICO EM FOCO

Amanda Sirlene M. da Costa
 Daiane A. Mendes
 Valéria O. Gomes
1. INTRODUÇÃO

            O Projeto “Pedagógico em foco” é desenvolvido por três petianas na biblioteca comunitária situada no bairro Saramenha de Cima – Ouro Preto. Vale ressaltar que duas petianas residem no local onde atuam, porém retornam como educadora repensando o pedagógico por meio do conhecimento acumulado durante o processo de graduação. O público alvo deste projeto são alunos/bolsistas de outros cursos da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) que desenvolvem trabalhos na biblioteca e as crianças do bairro.
            O trabalho é desenvolvido em dois momentos: o primeiro é voltado para o apoio pedagógico aos trabalhos desenvolvidos com as crianças do bairro pelos bolsistas (de outros cursos) na orientação de construções de planejamentos, plano de trabalho, avaliações das práticas e pensar possíveis soluções nos problemas que surgem ao decorrer da semana. O segundo momento é destinado em atividades com as crianças.
            Vale ressaltar, que o projeto apresenta objetivos gerais a serem atingidos diferenciados: 1) Apoio pedagógico aos alunos/bolsistas: despertar a percepção da importância do pedagógico nos trabalhos que desenvolvem com as crianças. Neste processo, contribuindo também para qualificar a própria formação das petianas: acadêmica e profissional. 2) Atividades com as crianças: promover maior interação com a leitura, além de contribuir para a apropriação cultural por meio de visitas em diversos lugares da cidade de Ouro Preto e por diversas formas de brincar.

2. PROPOSTA PEDAGÓGICA

            Uma das etapas do projeto consiste no apoio pedagógico aos alunos/ bolsistas, tal atividade tem por objetivo trazer contribuições para o trabalho que já vem sendo desenvolvido pelos bolsistas da Biblioteca.
             Uma atividade como esta, se justifica por contribuir para o processo de qualificação acadêmica e profissional tanto dos bolsistas como das petianas envolvidas neste processo, pois diante da complexidade das profissões nos dias atuais, é necessária essa interação. O diálogo acontece com diversas áreas: Direito (UFOP), Serviço Social (UFOP) e Restauro de Imóvel (IFMG).
Durante a atividade auxiliamos os bolsistas nas construções dos planejamentos, apoiamos na construção das oficinas que serão realizadas e muitas vezes sugerimos instrumentos de avaliações e metodologias. É importante ressaltar, que o apoio pedagógico acontece de acordo com a demanda dos bolsistas da Biblioteca.
Já a atividade com as crianças, tem por objetivo desenvolver atividades para vivenciar a prática pedagógica como futuras profissionais e, desenvolver o pensamento crítico e reflexivo das crianças.
As atividades estão sendo pensadas considerando a realidade das crianças, os interesses e problemas detectados, durante um diagnóstico prévio. Serão realizadas diversas atividades com as crianças como passeios culturais, dinâmicas, construções de murais informativos, registros das atividades e oficinas.
 As atividades foram divididas em temas que estão acontecendo durante todo o segundo semestre de 2012:
1º Meio ambiente;
2º Leitura;
3º Educação Patrimonial.

3. RESULTADOS ESPERADOS

            Espera-se ao final do projeto ter contribuído de forma significativa para o processo de trabalho dos bolsistas que atuam na biblioteca, ajudando-os a compreender a atuação do pedagogo na construção do planejamento, plano, avaliações das práticas, e como consequência compreenderem o processo pedagógico em seus diversos desafios e ampliar os conhecimentos em relação às atribuições do pedagogo.
            Além disso, espera-se contribuir para a formação cidadã e para o enriquecimento cultural das crianças. A tal ponto que elas passem a perceber a importância que elas e suas famílias têm dentro do bairro e da cidade que vivem. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário