quarta-feira, 3 de outubro de 2012

7º FÓRUM DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL


 Educação Ambiental para a Cidadania

Daiane Ansaloni Mendes
Kênia Regina Saraiva Gonçalves

Aconteceu em Ouro Preto no Centro de Artes e Convenções, na última quinta feira, 09 de agosto, o 7º Fórum de Educação Ambiental tendo como tema: “Educação ambiental para a cidadania”. O evento foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ouro Preto e por diversas parcerias, sendo elas: Prefeitura Municipal de Ouro Preto; Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria Municipal de Cultura e Turismo; Serviço Municipal de Água e Esgoto de Ouro Preto (SEMAE/OP); Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG); Instituto Estadual de Florestas (IEF); Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto (SER) e as empresas: NOVELIS; SAMARCO; VALE E GERDAU. 
A programação do evento contou com a apresentação do Coral do Grupo Renascer; Palestras; debates; Panorama da Educação Ambiental em Ouro Preto; apresentação de oficina de dança de Antônio Pereira; apresentação cultural da Escola Municipal Francisco Pignataro de Mata dos Palmitos sobre a importância da preservação ambiental e exposições de arte com reciclados. O PET de Pedagogia da UFOP esteve presente participando de toda a programação e descrevemos alguns momentos.
 Destacamos três momentos que proporcionaram a reflexão e ampliaram os conhecimentos em torno da Educação Ambiental. Primeiramente, a palestra da consultora da Semear, Elizangêla Silva, em que abordou o tema: “Educação Ambiental e Resultados da Rio + 20”. O ponto mais importante de sua fala tratou-se da reunião ECO 92 que aconteceu no Rio de Janeiro, em que foi produzido o documento: Nosso futuro comum; a criação da agenda 21, sendo está um importante apoio e base para projetos importantes em todo o mundo. Outro documento apresentado foi o tratado de educação ambiental para sociedades sustentáveis e responsabilidade global.

O segundo momento, destacamos o painel com a temática: “Panorama da Educação Ambiental em Ouro Preto”, em que o Professor Danton Gameiro da UFOP foi o mediador da mesa. Representantes das empresas: SAMARCO VALE, GERDAU, NOVELIS e um representante da Prefeitura Municipal de Ouro Preto apresentaram os projetos de Educação Ambiental que vem desenvolvendo com a comunidade e escolas de Ouro Preto, bem como os objetivos e metodologias dos mesmos. A maioria dos projetos citados pelas empresas é de caráter educativo, feito com crianças e adolescentes nas escolas da região.
E por último, ressaltamos o brilhante discurso do pesquisador e diretor do Programa de Mestrado e Doutorado em Planejamento e Gestão Ambiental da Universidade Católica de Brasília (UCB), Genebaldo Freire Dias. Em uma das suas falas sobre as novas práticas de Educação Ambiental diante dos atuais cenários e desafios socioambientais, mostrou que diante dos diversos desafios, o maior deles é a mudança nas práticas, pois, é necessários mudanças de valores e discutir outras questões como: crise entre povos, crise econômica, política e ambiental e também a segurança. Além disso, apontou a importância da escola trabalhar os valores a fim de transformar a relação desastrosa do homem com o meio ambiente. O pesquisador trouxe uma frase que instigou a reflexão crítica: “Educação centrada em conteúdos é afastada dos valores”.
Em suma, a participação deste fórum trouxe uma nossa visão do trabalho com o tema: Educação Ambiental nas escolas. Neste sentido, compreendeu-se que este tema tem que abordar outras questões e não ser trabalhado de forma isolada, além disso, é preciso discutir os valores necessários para tentar possibilitar à percepção dos alunos (as) na importância da relação consciente do homem com o meio ambiente.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES PODEM SER ENCONTRADAS NOS SITES ABAIXO:

·         Site do professor Genebaldo Freire Dias:
·         Pagina da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Ouro Preto




Nenhum comentário:

Postar um comentário