sexta-feira, 4 de maio de 2012

Visita ao Museu do Brinquedo/BH - 2012


No dia 23 de abril de 2012, o grupo PET Pedagogia, foi juntamente com a professora e os alunos da Disciplina de Brinquedoteca ao Museu do Brinquedo, localizado em Belo Horizonte, com o objetivo de fazer uma visita orientada e conhecer o local. Está visita se justifica por ser uma atividade cultural, em que é proporcionado aos petianos conhecerem diferentes locais e também cultura. 
 O Museu dos Brinquedos existiu informalmente de 1986 a 1999 sob a coordenação de Luiza de Azevedo Meyer. Nesse período foram realizadas exposições itinerantes em shoppings, casas de cultura e galerias de arte. Com o falecimento da idealizadora em 2000, familiares e amigos deram prosseguimento ao projeto e criaram o Instituto Cultural Luiza Azevedo Meyer em sua homenagem. Em outubro de 2006, foi inaugurado o Museu dos Brinquedos, numa casa tombada pelo IPHAN, na Avenida Afonso Pena, 2564, em Belo Horizonte.

 O Museu dos Brinquedos reúne educação, cultura e lazer, com objetivo de pesquisar, preservar e divulgar o patrimônio cultural lúdico da infância, fazendo-o de um instrumento de construção de identidades coletivas e de requalificação das experiências culturais, educativas e cidadãs da criança e do adulto.     
 
O público alvo do museu são crianças e adultos, turistas, escolas públicas e particulares da região metropolitana de BH, empresas públicas e privadas e instituições culturais e educativas. È importante ressaltar que o Museu do brinquedo possui um site muito interessante e cheio de dicas e informações importantes para os visitantes (www.museudosbrinquedos.org.br).


 O que mais despertou a atenção no museu foi perceber que os brinquedos de alguma forma representavam uma determinada época, por exemplo, a boneca Barbi representava a revolução da mulher. Cada brinquedo trazia consigo a história de um povo em um determinado local e contexto histórico.


 O grupo PET Pedagogia agradece as estagiárias do museu pelo aprendizado e acolhimento, a todos os alunos da Disciplina de Brinquedoteca e em especial a Professora Draª. Regina Magna B. de Aráujo, por essa oportunidade tão sublime e expressiva em nossa graduação. Para os petianos e futuros professores momentos como estes são importantes para o futuro, pois o professor que não vive experiências culturais, dificilmente poderá provocá-las em seus alunos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário