O projeto “Esperando e Aprendendo” vem acontecendo ao longo destes dois semestres do ano de 2011 e propõe uma reorganização do processo de atendimento pediátrico na Unidade Básica de Saúde em Passagem de Mariana. As consultas na maioria das vezes são agendadas e seguem ordem de chegada para atendimento, essa realidade é muito comum e na atenção primária é possível intervir no processo de promoção de saúde por meio da educação popular e fomentar o acolhimento nas salas de espera.
O grupo PET Pedagogia em parceria com o PET Saúde busca como objetivos intervir no processo de aprendizado em saúde vinculado ao acolhimento da sala de espera de consultas pediátricas, intensificar a relação entre profissionais e população e instituir práticas de educação popular em saúde no contexto da Unidade Básica de Saúde, com ênfase no aprendizado de mães, crianças e profissionais de saúde.
As ações em saúde são desenvolvidas por graduandos dos cursos de medicina e pedagogia, nas manhãs de sexta-feira, enquanto as crianças aguardam pela consulta com a pediatra, acompanhadas de um responsável. As intervenções que proporcionam a interação entre crianças, mães ou responsáveis e petianos se dá através de dinâmicas.
A primeira intervenção enfatizou o tema “Doenças Respiratórias”, que aconteceu por meio de um jogo de perguntas e respostas, estimulando a discussão entre os envolvidos. O jogo do “mito ou verdade” foi feito com os pais enquanto as crianças andam em uma trilha avançando uma casa a cada resposta certa deles.
As ações em saúde são desenvolvidas por graduandos dos cursos de medicina e pedagogia, nas manhãs de sexta-feira, enquanto as crianças aguardam pela consulta com a pediatra, acompanhadas de um responsável. As intervenções que proporcionam a interação entre crianças, mães ou responsáveis e petianos se dá através de dinâmicas.
A primeira intervenção enfatizou o tema “Doenças Respiratórias”, que aconteceu por meio de um jogo de perguntas e respostas, estimulando a discussão entre os envolvidos. O jogo do “mito ou verdade” foi feito com os pais enquanto as crianças andam em uma trilha avançando uma casa a cada resposta certa deles.
Em outra dinâmica que vem acontecendo esta sendo trabalhado o tema “vacinação”, nesta são feitas perguntas e discussões a respeito deste tema. Durante a dinâmica, os pais ou responsáveis respondem as perguntas, enquanto as crianças vão montando um quebra-cabeça, onde no verso de cada peça vem anexado um “Você Sábia?” a fim de trazer curiosidades e fomentar a discussão.
Ambas as dinâmicas funcionam como se fossem uma “competição”, os participantes são divididos em duas equipes. O grupo vencedor, ou seja, aquele que conseguir cumprir sua tarefa primeiro chegando ao fim da trilha ou montando o quebra-cabeça, têm foto e nomes divulgados em mural na sala de espera do Posto de Saúde.
A satisfação dos envolvidos é evidente na discussão das perguntas, uma vez que representam dúvidas freqüentes de muitos pais. Além disso, a avaliação da dinâmica é feita pela médica pediatra no momento da consulta, que vem demonstrando que houve aprendizado por parte dos pais e crianças. A principal evidência de que o trabalho vem sendo bem aceito pela comunidade é o retorno espontâneo de alguns pais na semana seguinte.
É importante ressaltar que a eficácia de nossos trabalhos não se ampara na estatística, mas, sim, no sorriso das crianças no processo de aprendizado e na satisfação dos pais que retornam somente para participar da dinâmica. A interlocução de saberes entre estudantes de medicina e pedagogia também foi imprescindível para a realização desse trabalho, possibilitando uma construção metodológica eficaz e um aprendizado inestimável para os envolvidos.
É importante ressaltar que a eficácia de nossos trabalhos não se ampara na estatística, mas, sim, no sorriso das crianças no processo de aprendizado e na satisfação dos pais que retornam somente para participar da dinâmica. A interlocução de saberes entre estudantes de medicina e pedagogia também foi imprescindível para a realização desse trabalho, possibilitando uma construção metodológica eficaz e um aprendizado inestimável para os envolvidos.
Por fim queremos agradecer a oportunidade de desenvolver este projeto a Pediatra Dr. Ludmila Santos, aos funcionários do posto de saúde e aos moradores de Passagem de Mariana, pois intervenções como esta se justifica por fazer parte da tríade de ensino, pesquisa e extensão, eixos norteadores do Programa PET.
Texto escrito pelas Petianas: Amanda Costa e Solange Mol.
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