segunda-feira, 20 de junho de 2011

Segunda intervenção do PET Pedagogia/ Conexão de saberes junto aos alunos da turma 2011/1 de pedagogia.


A segunda intervenção do grupo PET com os alunos do 1º período do curso de Pedagogia aconteceu no dia 25 de maio de 2011 as 19h00min, na sala 08 do prédio REUNE do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP.
As intervenções do grupo PET pedagogia junto aos calouros do curso têm o objetivo de apresentar a esses alunos a universidade e os demais fatores da vida acadêmica. A idéia de fazer essa mediação entre os alunos recém chegados e a universidade se deu a partir das experiências de nós petianas, pois quando ingressamos no 1º período nos deparamos com muitas coisas novas e enfrentamos algumas dificuldades.
Com isso, as atividades são elaboradas com base nas dificuldades que as petianas relataram ter enfrentado enquanto calouras. Um dos problemas mais comuns colocado foi a produção de trabalhos acadêmicos, visto que na academia as produções seguem certas normatizações características. Assim sendo, a segunda intervenção do PET pedagogia se deu no âmbito dos trabalhos acadêmicos e de pesquisas bibliográficas na internet.
As petianas Cleidiane e Solange cumprimentaram os alunos e em seguida iniciaram a apresentação montada pelo grupo PET. Primeiramente foi falado da prática de estudo na universidade, que exige uma carga de leitura maior do que o ensino médio e algumas dicas de como e quanto estudar.  Foi mostrados os diferentes tipos de trabalho (Relatório, projeto, artigo, resenha, resumo, síntese, etc.), suas composições e respectivas características.
Em seguida falou-se da estrutura física dos trabalhos, ou seja, sobre cada elemento que determinado trabalho precisa ter (capa, resumo, sumário, introdução, desenvolvimento, conclusão, referências, etc.), bem como os componentes de cada elemento, o que deve aparecer na capa, no desenvolvimento e assim sucessivamente. Citações e referências também foram temas bem repercutidos. Logo após foi tratado dos conteúdos e da escrita do trabalho, bem como a necessidade de seguir o padrão da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT para formatação.
Por fim foi falado sobre como fazer pesquisa bibliográfica pela internet e como navegar nos sites do SciELO e CAPES para pesquisar artigos científicos. Foi dada uma grande ênfase na importância de se buscar artigos em sites confiáveis e no cuidado e criticidade que se deve ter ao pesquisar em páginas desconhecidas.
Ao longo de toda a apresentação os alunos fizeram perguntas e interagiram. Para encerrar eles fizeram uma avaliação da apresentação e se mostraram satisfeitos, Tiraram as últimas dúvidas e nos despedimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário