quinta-feira, 4 de agosto de 2011

XVI ENAPET - GOIÂNIA/GO - 12 a 16 de JULHO


 XVI ENAPET – Goiânia/GO - 12 a 16 de julho
Nos dias 12 a 16 de julho de 2011 aconteceu em Goiânia/GO na Universidade Federal de Goiás, o XVI Encontro Nacional dos Grupos do Programa de Educação Tutorial, o ENAPET. O tema escolhido para o evento foi: “Diversidade cultural e integração do conhecimento”,  e  teve a participação de mais de 1700 estudantes de diversos cursos de todo pais.
O ENAPET é um encontro destinado à integração de todos os grupos do Programa de Educação Tutorial do Brasil, e a discussões de pontos ligados ao mesmo nos dando direito de voto em algumas decisões. No encontro ocorrido na UFG foram discutidos pontos como: as mudanças que foram feitas nas Portarias 975 e 976 do MEC (julho de 2010); a desvinculação dos grupos com a graduação; a criação dos grupos já com 12 bolsistas (fim do processo de implementação gradual); a importância do PET para o crescimento acadêmico; a sua tríade ensino/pesquisa/extensão; e etc.
Durante a conferência de abertura, o presidente da Comissão Executiva Nacional do PET, Álvaro Leonard Ayala Filho, lembrou  os estudantes sobre a importância de participar do evento, que constrói o formato que o programa terá daqui a dez anos. “A marca desse evento é a preparação para o futuro”, destacou o presidente.
O Encontro Nacional dos Grupos do Programa de Educação Tutorial é o momento mais adequado para a troca de conhecimentos entre os grupos PET de todo o país. Ao participar do evento percebemos a importância que tem essa integração das diversas partes do Brasil. O evento nos possibilitou conhecer novas culturas e diversificadas áreas do conhecimento tanto acadêmico quanto cultural. A participação em eventos como este abre portas para o novo e diversificado campo que são os Grupos de Trabalho e a interação com petianos de várias Universidades do nosso país.
A participação no evento foi essencial em muitos aspectos, mas os principais pontos foram: a grande integração que tivemos com os diversos grupos PET existentes, e a grande bagagem de conhecimento adquirido que trouxemos pra casa.
O evento nos deu a oportunidade de conhecer o desconhecido, aprender e tirar dúvidas, além de ter dado continuidade a diversos pontos discutidos durante outros eventos nacionais e regionais contando com a participação dos alunos petianos.
A integração dos petianos de todos os grupos PET do Brasil é um momento especial e muito importante para a troca de aprendizagens e de experiências. Foi no ENAPET que aprendemos o verdadeiro conceito do Programa PET, algumas leis, direitos e deveres, e muito mais. Aprendemos como trabalhar lado a lado com a comunidade, unindo o PET, a universidade e a comunidade acadêmica, podendo atuar na comunidade da cidade em que estamos.
O ENAPET foi um momento muito importante de aprendizagem e conhecimento. O evento foi uma das muitas oportunidades que a graduação nos oferece para adquirirmos práticas, experiências, conhecimento que utilizaremos ao nos formarmos, e conseqüentemente melhorarmos nosso currículo.
Eventos como esses são oportunidades únicas para nos tornar profissionais capazes de exercer a profissão que escolhemos.

Um comentário:

  1. Esse encontro foi muiiiiiiiiiiito gratificante para mim e para minha colega petiana Kenia, pois nos permitiu conhecermos outros petianos de outras univerisdades e uma integração com grupos de uma diversidade muuito diferente do que temos na comunidade academica a qual pertencemos.........E além disso, pudemos entender que cada petiano é um petiano, não importando de qual PET ele faz parte........

    ResponderExcluir