terça-feira, 2 de agosto de 2011

3ª Intervenção do PET/Pedagogia Conexão de Saberes 27/06/2011 – Parte Dois

A TERCEIRA INTERVENÇÃO DO PET CONSISTIU EM UMA SÉRIE DE DEBATES SOBRE AS POSSÍVEIS ATUAÇÕES DO PEDAGOGO NO MERCADO DE TRABALHO.  SEGUE ABAIXO, A FALA DA PEDAGOGA ALESSANDRA MIRANDA, COM EXPERIÊNCIA NOS ANOS INICIAIS E EDUCAÇÃO INFANTIL. VALE CONFERIR!!!!


Alessandra começou a palestra contando sobre seu processo de formação que ocorreu na cidade de Formiga/MG. Ela se formou no curso de Pedagogia, fez Pós-Graduação em Metodologia de Ensino nas Séries Iniciais, e fez capacitações como: PROBASE, PROCAP, PROCAD, entre outros.
Logo depois de falar sobre sua formação Alessandra falou um pouco da sua trajetória profissional, que teve início na Educação Infantil e dos anos iniciais como professora. Foi também diretora da rede de escolas da cidade de Diogo de Vasconcelos, atuando em sete escolas, com aproximadamente 500 alunos no total.  Atualmente Alessandra é supervisora pedagógica da rede municipal de Mariana/MG, atuando no CEMPA.
Alessandra nos contou sobre o momento que considera como o de maior emoção da sua vida: Trabalhar na Secretaria de Educação da cidade de Diogo de Vasconcelos - no período de 2001 a 2004 -. Ela contou que em Diogo não havia Pedagogas para atuar nas escolas, então como secretária de educação ela correu atrás para conseguir uma. Depois de muito esforço encontrou a Marciane - hoje sua grande amiga -. Primeiramente a Marciane fazia uma visita por mês às escolas de Diogo, depois passou a ir duas vezes, e assim foi aumentando as visitas. Alessandra considera essa a maior emoção da sua carreira porque como conseqüência de tantos esforços ela ganhou muito méritos.
Alessandra afirmou que acha necessário que para que o pedagogo tenha uma boa atuação na supervisão, deve anteriormente ter atuado em sala de aula, para que possa analisar todos os trabalhos e dificuldades de um ponto de vista diferente.
Ela falou um pouco sobre o trabalho do Pedagogo contando o que deve ser feito por esse profissional. Dentre muitos trabalhos do pedagogo citados por ela, alguns deles são:
·        Orientar os professores, ajudando na parte técnica;
·        Ser aberto a sugestões;
·        Escutar os professores e os alunos;
·        Fazer acompanhamento tanto dos alunos, quanto dos professores;
·        Se fazer imprescindível – para que professores, pais e alunos possam vir até ele;
·        Deve tentar melhorar a relação entre professores, pais, alunos e comunidade;
·        E ter como livro de cabeceira, o livro Guia do Pedagogo - da Secretaria de Educação - colocando-o sempre em prática fazendo as devidas adaptações à realidade;
Ao contar um pouco do seu dia-a-dia Alessandra pontuou suas atuações:
·        Faz reuniões pedagógicas - com diversos temas -.
·        Produz oficinas e eventos;
·        Promove reunião de pais - bimestrais para entrega de resultados;
·        Faz visitas às salas de aula - não com intenção de fiscalizar os professores, mas para auxiliá-los;
·        Observa as dificuldades dos alunos, e de acordo com as necessidades deles aplica atividades para complementar as aulas dos professores;
·        Faz análises das avaliações diagnósticas.
Alessandra termina sua fala afirmando que as atuações do pedagogo são muito complexas, mas são também muito importantes. O conjunto de atuações que ela considera essencial ao pedagogo é: primeiramente o pedagogo precisa auxiliar os professores, depois deve observar os resultados dos alunos, e a partir daí fazer projetos de intervenção para sanar os problemas encontrados.
Ao terminar a palestra com a pedagoga Alessandra passamos então para o debate - perguntas e respostas –. Os pontos mais importantes que surgiram e que merecem muita atenção falam sobre as dificuldades que a Alessandra encontrou na profissão, e que provavelmente encontraremos ao atuarmos. Alessandra explicou que as principais dificuldades encontradas por ela, e que acredita que seja também as dificuldades que encontraremos são: no relacionamento interpessoal - conquistar o outro e trazê-los para o seu lado -; na resistência “ao novo” que têm os professores mais velhos, e a inexperiência dos professores novos à prática. Alessandra termina afirmando que temos que aprender a lidar com esses problemas para que possamos ser bons educadores.

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