terça-feira, 2 de agosto de 2011

3ª Intervenção do PET/Pedagogia Conexão de Saberes 28/06/2011 – Parte Três

A TERCEIRA INTERVENÇÃO DO PET CONSISTIU EM UMA SÉRIE DE DEBATES SOBRE AS POSSÍVEIS ATUAÇÕES DO PEDAGOGO NO MERCADO DE TRABALHO.  SEGUE ABAIXO, A FALA DO PEDAGOGO MARCO ANTONIO DE MELO FRANCO, FUNCIONÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO, COM EXPERIÊNCIA NO CAMPO DA SAÚDE. VALE CONFERIR!!!!




A sua escolha superior foi na área da Pedagogia, onde ele formou pela UFMG, na qual nessa universidade começou a fazer algumas escolhas por algumas áreas. Na qual a área que ele mais se enfatizava foi a área da Alfabetização.
Sua habilitação é de 1° a 4° serie, aonde não chegou a fazer o magistério, sua outra habilitação era de Orientador Vocacional.
·                    Área de trabalho
O que lhe mais interessava era a dificuldade de aprendizagem na escuta e na escrita, na qual ele estagiou em uma clinica. Em 2002 ele fez mestrado em letras e foi dar aula direto na universidade.

·                    Diferença entre a Psicopedagogia e pedagogia clinica
Psicopedagogia e uma especialização após a graduação. onde passamos a ter contato com as áreas cognitivas e emocionais das crianças,onde não saberes que se complementam.
Pedagogia Clinica enfoque mais pedagógico, na qual a criança que esta internada num hospital aprende ali mesmo o que deveria estar aprendendo na escola.
Em 2005 o Professor Marco Antonio ele tentou o doutorado Letras na (PUC) e Medicina na (UFMG), na qual ele passou nas duas e optou por TDAH em Medicina, logo depois de 1 ano que ele tinha passado,ele conseguiu passar no c0ncurso na rede Sara,na qual tinha feito todos os créditos do doutorado onde agora só precisava ser feito na áreas da pesquisa.

Como Pedagogo no Hospital era fundamental que se soubesse anatomia, neuro-anatomia. Como pedagogo na rede Sara ele trabalhou 5 anos na reabilitação Cognitiva (TDAH) paralisia cerebral e autismo desde bebes até adolescentes.
O Professor Marco Antonio expõe suas experiências dentro do seu doutorado dentro do curso de Medicina, expõe também sobre crianças com paralisia cerebral, onde o nome incomoda também a classe médica.
Paralisia cerebral é uma parte do cérebro que para de funcionar, para ser uma paralisia cerebral tem que haver uma lesão no cérebro, que afeta diretamente a parte motora. Pode ocorrer na período pré-natal;pós natal.ou seja, (durante a gestação ;na hora do nascimento ou depois).
Quando ocorre em áreas do cérebro estritamente cognitivo, não existe a paralisia e sim um retardo mental.
Ele terminou nos falando uma coisa muito importante, ser Pedagogo é um desafio mais ele adora onde ser Pedagogo é um desafio constante, e uma profissão gratificante, o seu valor social ser um profissional de qualidade, pensar no projeto de educação na amplitude.
A rede Sara Abrange alguns estados são eles: Região Sul, São Paulo, Curitiba e o Hospital da Baleia em Minas gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário